quinta-feira, 10 de junho de 2010

Produtos Notáveis

Vamos começar com produtos notáveis pois quase todos assunto que vamos ver daqui pra frente vamos utiliza-lo.

Ele não é nada mais nada menos do que o Quadrado da soma de dois termos ou Quadrado da diferença de dois termos.

1º passo: Identificar o produto notável
2º passo: Identificar o primeiro e segunto termo
3º passo: Ver se o produto notável é da soma ou da diferença
4º passo: Calcular

Quadrado da soma de dois termos:

exemplo: (a+b)² a=primeiro termo b=segundo termo

eleva-se o primeiro termo ao quadrado;soma a dois e multiplica pelo o primeiro e o segundo termo somado ao segundo termo ao quadrado;
  • é importânte lembrar que sempre os termos deve-se ficar entre parênteses.

(a)² + 2 . (a) . (b) + (b)²=

a² + 2ab + b²

Vejamos alguns exemplos:

  1. (2 + 4)² = (2)² + 2. (2) . (4) + (4)² = 4 + 16 + 16 = 36
  2. (5 + 3)² = (5)² + 2. (5) . (3) + (3)² = 25+ 30 + 9 = 64
  3. (10+8)² = (10)² + 2. (10) . (8) + (8)² = 100 + 160 + 64 = 324
  4. (7 + 2)² = (7)² + 2. (7) . (2) + (2)² = 49 + 28 + 4 = 81
  5. (20 + 3)² = (20)² + 2. (20) . (3) + (3)² = 200 + 120 + 9 = 329
  6. (50 + 0)² = (50)² + 2. (50) . (0) + (0)² = 500 + 0 + 0 = 500

Quadrado da diferença de dois termos:

eleva-se o primeiro termo ao quadrado;subtrai a dois e multiplica o primeiro e o segundo termo;somado ao segundo ao segundo termo ao quadrado.

  • é importânte lembrar as regras de sinais: sinal negativo com sinal negativo vira sinal positivo ex: 2-(-4)= 8 / sinal negativo com sinal positivo o sinal fica negativo ex: -2.(5)= -10 / sinal positivo com sinal negativo mantem-se negativo ex: 4.(-3)= -12

Vejamos alguns exemplos:

  1. (6 - 3)² = (6)² - 2. (6) . (3) + (3)² = 36 - 36 + 9 = 9
  2. (8 - 6)² = (8)² - 2. (8) . (6) + (6)² = 64 - 96 + 36 = 4
  3. (7 - 3)² = (7)² - 2. (7) . (3) + (3)² = 49 - 42 + 9 = 16
  4. (3 - 4)² = (3)² - 2. (3) . (4) + (4)² = 9 - 24 + 16 = 1
  5. (9 - 10)² = (9)² -2. (9) . (10) + (10)² = 81 - 180 + 100 = 1
  6. (2 - 0)² = (2)² - 2. (2) . (0) + (0)² = 4 - 0 + 0 = 4
Tudo o que você pensar estará envolvido com a matemática,absolutamente TUDO ! Desde uma pequena divisão de doces a até mesmo um grande cálculo envolvendo toda a humanidade.A matemática está em todos os lugares e em todos os momentos das nossas vidas.Nosso peso,horas,idade,construção da nossa casa,finaças e por ai vai...

PONTOS POSITIVOS:

Estimula o nosso cérebro a lidar com desafios,trabalhar com a lógica,nos deixa mais organizados,desenvolve nossa capacidade de concentração e etc.

A MATEMÁTICA NO NOSSO DIA A DIA:

"Acordei as 7:00hs a.m;peguei R$10,00 para o lanche da escola;Gastei R$2.20 com a passagem do ônibus;No intervalo gastei mais R$5,00;No final da manhã voltando para a casa gastei mais R$2.20 com a passagem.No final do dia fui calcular quanto tinha gasto e vi que dos R$10,00 me sobraram apenas R$0,60"

Viu..um simples e banal exemplo mas que mostra claramente como a matemática está envolvida no nosso dia,mesmo que não a percebemos ela está presente.

O que viemos fazer aqui:

- Cada assunto deverá ter no mínimo seis exemplos com suas definições

- Apresentar aplicabilidade de cada assunto no dia a dia

-Elencar os assuntos pré requisitos dos assuntos estudados da unidade II

-Apresentar quantidade de visitantes na pagina

-Construir um texto mostrando a importância da matemática para a sociedade demonstrando pontos positivos de sua aprendizagem


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Poesia que ajuda na resolução de equações

Resolução de Equações


Uma equação é fogo para se resolver

é igualdade difícil e de grande porte

é necessário saber todas as regras

e até ter uma boa dose de sorte.

A primeira coisa a ter em conta

quando se olha uma equação

é ver se tem parênteses,

é que umas têm outras não.

Se tiver, é por aí que tudo deve começar.

Sinal "+" antes: fica tudo igual.

Mas tudo o que vem a seguir se deve trocar

se antes do parêntese o "-" for o sinal.

A seguir... alerta com os denominadores!

Todos têm de ter o mesmo para se poder avançar.

Os sinais negativos antes das frações

são degraus onde podem tropeçar.

É preciso não esquecer de nenhum sinal

e estar atento ao coeficiente maroto

e se um termo não interesse de um lado

muda-se o sinal e passa-se para o outro.

Quando a incógnita estiver sozinha

podemos então dar a tarefa por findada. E então,

sem nunca esquecer o que foi feito

escreve-se o conjunto solução.